Pesquisa de sondagem feita pela CNI mostrou que a indústria brasileira registrou em agosto de 2025 o pior desempenho para o mês desde 2015. Segundo a pesquisa, os empresários relataram queda na produção, redução no número de empregados e recuo na utilização da capacidade instalada. O cenário contrasta com a tendência histórica de expansão em agosto e reforça o cenário adverso enfrentado pela indústria.
De acordo com o levantamento, o índice de evolução da produção caiu para 47,2 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos que separa crescimento de retração. Foi o resultado mais baixo para o mês em dez anos, desde que o indicador marcou 42,7 pontos em 2015.
Ainda segundo a pesquisa, o número de empregados recuou, com índice de 48,4 pontos, o que aponta a diminuição das contratações entre julho e agosto. A queda destoa do desempenho recente, já que desde 2020 a indústria registrava alta no emprego no período, com exceção de 2023.
“O cenário adverso que a indústria vem atravessando desde o início de 2025 está se aprofundando. Os empresários relatam uma percepção de queda considerável da atividade em um mês em que tradicionalmente acontece o inverso”, afirma o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo
Ana Carolina Diniz – O Globo